quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Woslom - Evolustruction

Para variar um pouco, uma pequena resenha musical.


Fazer um disco de thrash metal relevante e original é algo complicado hoje em dia. Unir essa originalidade, mostrar suas raízes e homenagea-las, sem parecer uma parodia de si mesmo e ainda fazer um produto de extrema qualidade é algo mais complicado ainda. 


Evolustruction da banda Woslom mostra claramente que ainda existe vida inteligente no metal nacional.Alias, limita-lo como apenas um “disco de metal nacional” é injusto. Esse certamente é um dos melhores que ouvi em tempos e pode certamente figurar ao lado de grandes lançamentos de bandas gringas.

Estamos falando de um estilo tão saturado e conversador como o thrash metal. Um estilo em que algumas vezes novidades são execradas como um pecado mortal e o tão “fiel” fã prefere ouvir os mesmos velhos gagas ao invés de apostar em novas promessas que não só seguraram o estilo no futuro, como já fazem isso no presente.

Por isso é uma pena que algumas pessoas não percebam que você pode criar algo novo sem perder a qualidade e a “cara” do estilo.

Não costumo ligar para a nacionalidade da banda em questão quando escuto o seu som. Mas me da um enorme prazer e orgulho ( um sentimento nacionalista escondido talvez) quando vejo que uma das bandas de mais qualidade atuais é brasileira.Estou falando dos paulistas da banda de thrash metal Woslom.

Consegui ver dois shows deles na minha cidade durante a turnê do álbum anterior e seu debut, o ótimo Time to Rise.

O que posso descrever do show é uma porrada extrema aliados a profissionalismo, camaradagem e pegada musical. O que posso falar das pessoas da banda? Sujeitos simpáticos e amigáveis. Que certamente fazem você pensar duas vezes antes de apontar que “todo headbanger é um ogro”

A banda formada por Silvano Aguilera nos vocais e guitarra, Rafael Iak na guitarra solo, Francisco Stanich no baixo e Fernando Oster na bateria vem deste o debut conquistando território fora e dentro do Brasil (já contaram com duas turnês europeias inclusive). E o Lançamento do segundo disco, Evolustruction,tratado aqui, só venho para consolidar ainda mais o nome da banda.

Evolustruction  é um álbum ainda mais maduro e coeso que o anterior, ou seja, o que era bom ficou ainda melhor.Toda a pegada e energia que você percebia no primeiro álbum estão presentes aqui, alem de uma dose extra de melodia que esta tão bem colocada que nunca chega a ser forçada.
E essa melodia presente no álbum, que já mostrava sinais que existia no anterior é altamente bem vinda. Podemos ver isso nos solos que são sempre bem encaixados e não maçantes e nos riffs de guitarra cortantes.

Outro fator a se elogiar é qualidade da produção, seja gráfica ou sonora. Podemos ouvir todos os instrumentos com clareza e o design do encarte é muito bem bolado.

Podemos ver claramente que a banda não quer ser mais do mesmo. Visto o profissionalismo e preocupação tratados aqui, seja no som ou nos temas tratados durante o álbum. Alguns dos velhos hábitos do metal estão presentes, mas bem colocados.

Existe variedade nas faixas, ou seja, o disco não é maçante de ouvir e nem temos aquela sensação de que “é a mesma musica por quarenta minutos”. Um problema presente em muitos registros "old-school" de bandas novas do estilo.

Aliados com um sentimento de que estamos vendo uma banda que deseja fincar seu nome na cena, qualidade musical e profissionalismo, esse álbum merece certamente ser ouvido por pessoas de cabeça aberta em busca de boas novidades. Como eu tentei dizer antes, ele une o fator originalidade, mas ainda sim mostra suas raízes. É um sentimento misto de novidade com nostalgia, agressividade e maturidade.
Tentando expressar em poucas palavras o sentimento que tenho ao ouvir esse disco. Imagine ver algo que você sabe que é novo e muito bom, mas ao mesmo tempo sente-se já habituado com isso, é mais ou menos isso que esse álbum proporciona. Woslom consegui unir o fator novidade e originalidade sendo fiel e bom ao estilo

Altamente recomendado, por isso, escute logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário