sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Balconista










 O balconista

“Só porque eles te servem, não significa que eles gostam de você”.

Essa frase dita no cartas original nos mostra bem o que esse filme e seus personagens são.

O que esperar de um filme independente de 1994, filmado em preto em branco em tom teatral, se passado praticamente inteiro numa loja de convencia, com diálogos e situações que são verdadeiras odes ao nerdismo e que vão do tocante ao bizarro? Um filme cru e sincero sobre o começo da vida adulta? Um filme sexista cheio de palavreado baix , mas ao mesmo tempo que nos da uma visão fria mas sincera e sentimental das relações humanas.  Ora, senão é uma das melhores comedias já feitas!

Dante Hicks (Brian O’Halloran) , o personagem central do filme O balconista, trabalha numa loja de conveniência em Leonardo, New Jersey.Deveria ser seu dia de folga mas um colega esta doente e ele tem que cobrir o expediente, o que estragou seu jogo de hockey a tarde.Alguém colocou chiclete na fechadura da vitrina da loja, o que fez ele colar um cartaz escrito que estavam abertos e ficar com cheio da graxa que usou para escrever o cartaz pelo resto do dia

 Dante descobre no mesmo dia que sua ex namorada ira casar com outro cara, outra ex namorada faleceu e ele tem sérios problemas com a atual que acaba de descobrir que na vida só dormiu com quatro caras (incluindo ele) mas fez sexo oral com trinta e oito (incluindo ele).Fora isso ele enfrenta um dia no trabalho onde a cada hora que passa encontra pessoas mais bizarras, irritantes, e que criam situações surreais e cômicas, mas que parecem ser recorrente na vida dele

 Ele realmente não esta num dia de sorte, e isso que veremos durante esse engraçado filme. Cada vez que mais coisas vão acontecendo com Dantes, mas cativados ficamos com o filme e mais engraçada a coisa fica.

 Personagens bizarros que vem e vão são constantes aqui. Como o maluco que faz de tudo para encontrar a duzia perfeita nas caixas de ovos ou o vendedor de chiclete que faz um levante anti-cigarro.

 Mas talvez a cereja do bolo  seja Randal Graves( Jeff Anderson), melhor amigo de Dante que trabalha na videolocadora ao lado.Talvez o melhor personagem do filme, ele é uma maquina de soltar tiradas acidas aos fregueses chatos que aparecem.Maltratando eles de forma cruel mas ao mesmo tempo engraçada.

  O filme é muito baseado  nos diálogos dos personagens e consequências deles. Algo meio teatral em certos momentos, como um longo dialogo com Dante e uma das suas namoradas. A câmera em muitas cenas fica parada lá, apenas deixando os atores fazerem seu trabalho e deixarem os diálogos darem o tom da ação.

Misturando relacionamentos e a vida de trabalho com um segredo obscuro no filme O retorno de Jedi, e ate pornô com hermafroditas.

 Sim, as conotações sexuais e palavrões são constantes no filme, por isso, já fique avisado se você for um cara cheio de mimimi. Mesmo não mostrando nenhuma nudez e sua única e bizarra cena de sexo não seja mostrada on-screen o filme não tem medo de pegar pesado no clima quando necessário. Apesar de que é tudo tão bizarro e circunstancial que você vai acabar rindo, algo meio Napoleon Dynamite ou Superbad.

 Alias. O Balconista é considerado um dos pais das comedias nonsense (o chamado besteirol por mais) que ficaram mais famosas nos anos 90 mas já eram feitas a muito tempo. A diferença é que aqui, apesar das besteiras de sempre, ainda temos um pouco de inteligência na coisa.

 Alguns atores nunca tinha atuado na vida, e isso é meio perceptível na tela Mas ao mesmo tempo todos estão tão a vontade nos papeis que tudo parece tão natural. Por exemplo, a relação entre Dante e Randal, parece mesmo que eles são amigos de longa data!

 Balconista é o perfeito retrado da juventude que entrou na idade adulta sem saber o que fazer, aquela geração que tem empregos e estudo, mas que realmente parece não querer ir para lugar nenhum. Se você assiste esse filme no clima e idade certa vai se sentir estranhamente familiarizado.

  E como representação da juventude ávida por drogas e sexo, temos os antológicos personagens de Jay e Silent Bob, interpredados respectivamente por Jay Mewes e pelo próprio Kevin Smith. Os personagens, dois traficantes que ficam parados na frente da loja, ficaram  famosos, participando de outros filmes do diretor e ate ganhando seu filme solo, “O império do Besteirol Contra Ataca.”

Ah, bom lembrar que alguns filmes do Kevim Smith se passam no mesmo “mundinho”, o chamado  Askewniverse. Por isso é normal ver personagens ou situações sendo citadas ou aparecendo em outros filmes posteriores

O balconista foi o primeiro filme de verdade do diretor americano Kevin Smith, o gordinho barbudo e eterno nerd. Bancado de maneira independente e gravado na loja onde ele trabalhava.. Alias, dizem que o diretor precisou vender a coleção pessoal de quadrinhos para ter grana para gravar. Foi o que levou ele a ser conhecido e abriu portas para ele.

Com experiência na coisa, afinal, Kevin Smith tinha trabalhando ele mesmo como balconista. Muitas pessoas que trabalham no ramo acabavam se vendo nos personagens e situações. E até mesmo se você nunca trabalhou como balconista, pode acabar curtindo o filme.

Uma curiosidade, é que mesmo com uma mensagem totalmente anti-tabaco, como numa das primeiras cenas. Kevin Smith acabou ficando viciado em cigarros depois desse filme.

Infelizmente até agora o filme só foi lançado em VHS no Brasil, mas vale a pena pegar a edição em blu-ray lançada lá fora. E o melhor de tudo, tanto o filmem quanto os vários e interessantes extras estão legendados em português do Brasil!

Por isso, vá e assista.




Um comentário: