quarta-feira, 17 de abril de 2013

The Evil Dead



The Evil Dead - A morte do demônio

 É muito mais fácil falar de um filme bom ou do seu gosto pessoal do que de  filmes ruins, ainda mais quando esse filme é o seu favorito de todos os tempos.Mas as vezes é bom deixar o lado critico falar mais alto na hora de ligar uma obra.Certas coisas são intocáveis na sua importância e não podem ser mexidas,Cidadão Kane é considerado o melhor filme de todos os tempos (ou pelo menos ela ate um certo tempo), mas pode não ser o melhor para você.Avatar foi eleito como a revolução do cinema, mas muita gente achou morno,o expressionismo alemão e o cinema mudo em geral marcaram época, mas para o publico atual pode ser chato, os exemplos são infinitos.

P.S: Estou falando de Orson Welles junto com um filme de horror, bacana não?

Por isso eu digo, respeite algo pela obra, o conjunto, mas sempre tenha seu gosto pessoal próprio ( e isso vale para os fãs de cinema de arte que não entendem nada do filme mas pagam de conhecedores para a turma de amigos cult). Mas lembrando sempre que existem falhas em tudo, por mínimas que sejam,algumas ajudam o decorrer do filme outras apenas o deixam pior.

Acabando com o papo mole e indo direto aonde quero chegar: seja fã de algo mas nunca deixe de o seu eu critico morrer, sempre tenha em vista que o mundo não é perfeito.

E falei tudo isso mas ainda estou me coçando para falar mal do filme em questão aqui já que como disse, é meu favorito de todos os filmes que já vi: The Evil Dead, mais conhecido como A morte do demônio ou também como Uma noite alucinante.

Uma tradução bem porca por sinal, já que o certo seria algo como Os mortos malignos.

É besteira ficar falando mais e mais sobre algo que já foi falado muitas vezes, todos sabemos a importância dele para o cinema independente e moderno de horror.Um filme que quebrou barreiras ao mostrar um festival de gore realizado por jovens atores e produtores.

E parece que com a vinda do remake, marcado para estrear no Brasil dia 19/04, Evil Dead volto para a boca do povo novamente.

O básico que você precisa saber da historia, é que um grupo de jovens vai passar o fim de semana numa cabana abandonada no meio da floresta para confraternizar entre si a amizade ( ou seja, a putaria iria rolar solta), acabam escutando um gravador que recita passagens do livro Necronomicon, o livro dos mortos, trazendo de volta demônios que possuem um por um dos amigos, ate deixar apenas vivo o herói Ash, interpretado pelo eterno canastrão Bruce Campbell

Um detalhe curioso dos filmes Evil Dead é que tudo gira em torno desse maldito livro Necronomicon, que não existe, apenas é baseado na obra do escritor Lovecraft que o cita muitas vezes durante seus contos.




Mas eu não disse que ia falar mal dele? Minha mão esta coçando para não fazer isso, mas é preciso.Vamos lá

Primeiramente, tentando ver como alguém mais jovem fã das franquias atuais de horror e com a cabeça apenas centrado naquilo.Sinceramente eu acharia o filme fraco pelos seus efeitos arcaicos, para não dizer “toscos”,

Segundo, e acho que o maior defeito para a maioria é que os atores não são tão bons, Bruce Campbell era e é um terno canastrão.

Agora podemos ver o lado positivo disso tudo, os efeitos são ruins? Ok, mas tenhamos em mente que foi feito de forma barata, independente. Por pessoas jovens. Sam Raimi, diretor do longa, que hoje é marcado por ter feito a trilogia do Homem Aranha antes do reboot era o mais jovem americano na época a fazer um filme.

Os atores podem ser ruins, mas por um momento você sente uma química boa entre eles, como se fossem realmente amigos, e você acaba virando amigo deles também, torcendo para que Ash saia vivo e chute a bunda dos demônios.




Por isso, apesar dos defeitos, Evil Dead sabe utilizar bem deles, todo o ar rústico e mal feito trazem um charme enorme para ele.É um filme que precisa ser visto com todos seus defeitos que trazer algo especial para ele. Assistir num VHS vagabundo com a imagem granulada  e a luz apagada, apenas mergulhando no universo de pesadelo violento da obra.

Trash, tosco, barato, independente,gore, marcante, cult, clássico, Evil Dead é um marco para o terror que todos deveriam ver.



3 comentários:

  1. A trilogia, atualmente com 5 filmes, está no meu Top 10 desde minha infância! ^^

    na ordem de filmes:
    1979 - within The Woods
    1981 - Evil Dead (remake de WQithin The Woods)
    1987 - Evil Dead 2 Dead By Dawn (remake do remake com comédia)
    1991 - Evil Dead 3 Army of Darkness (continuação do remake do remake)
    2013 - Evil Dead (remake do de 1981)

    Resumindo: SIM, eu sei, e sou um dos maiores conhecedores da história da franquia (contando com os quadrinhos, filmes, jogos e curiosidades por trás das câmeras, uhauhauha)

    Aliás, se der, leiam as matérias durante o mÊs de abril, que é o "Mês Especial Evil Dead" que estou publicando aos poucos no www.humanoides.com.br

    ResponderExcluir
  2. Da hora o post.. mas o certo da tradução do nome seria Morte Diabólica

    ResponderExcluir