segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que “Clube da Luta”, ”Psicopata Americano” e “A Janela Secreta” têm em comum?



Atenção a análise contém altos spoiler...se você é um bebê chorão,melhor nem ler. 
 

               
                Vamos começar por “Clube da Luta”, aclamado filme de David Fincher, baseado na obra de Chuck Palahniuk. O filme consegue refletir em pontos de consumismo, expressar a tamanha ignorância e em perdas dada por uma série de acontecimentos do qual se passa por um desconhecido e incidentalmente o filme proporciona um desvio n na atenção do público para o grande final.
                E qual é a grande sacada? Quando descobrimos que Tyler (personagem de Brad Pitt) nada mais é do que um fruto da imaginação do anônimo (interpretado por Edward Norton, que, diga-se de passagem; não haveria outro cara tão bundão para esse papel). Então a audiência percebe que tudo na verdade foi feito por uma pessoa só, da qual sofria de uma dupla personalidade.
                Agora vamos para um filme mais recente que também foi baseado em um livro (de Stephen king por sinal) que é “A Janela Secreta”. O filme conta a história de Mort, um escritor com uma vida isolada da cidade para tentar esquecer acontecimentos pessoais, tais como o problema de sua relação matrimonial, porém todo esse sossego é abalado quando surge a figura de João Tiranela ou John Shooter (como preferir chamar).
                A figura de John Shooter começa atormentar de maneira tal qual uma perseguição o personagem Mort, que recorrer á amigos para lhe dar segurança e investigar, porém o surpreendente do filme é de que João Tiranela é Mort. Tal qual uma criação imagística de sua cabeça, faz com que Mort atue como o vilão em momentos que são narrados na história posteriormente (óbvio). E nesse conflito pessoal que gerou essa criação de sua cabeça torna Mort um assassino.
                Continuando sobre esses filmes, mais um que também é baseado em livro e que é da mesma época do “Clube da Luta”. Temos aqui de fato o primeiro filme em que Christian Bale realmente atuou como Batman/Batema (poutz trocadilho desnecessário). Psicopata Americano, a história de Patrick Bateman,jovem empresário (yuppie) porém isso não é o bastante então Bateman demonstra suas tendências assassinas e com o decorrer do filme vemos o quão frio,sacana e psicopata o personagem pode chegar á ser
                Desde o simples fato da inveja, luxuria até á sua perversão sexual e desejo que cria uma situação completamente psicótica, fazendo juz ao nome do filme e então que começa a criar situações do absurdo e da qual não haveria chances do personagem se safar, porém... com os fatos decorrentes que o filme aponta (lá para o final) descobrimos que mais uma vez,todos os eventos foram cometidos somente na cabeça de Patrick. Todos os esboços de psicopata que havia em sua face permanecem em forma de desejo da evasão, um alívio que conseguia de maneira mentalmente (isso é apontado no filme de diversas maneiras e diversos pontos, do qual podemos julgar que este aqui sim é um bem complexo).
                Agora, sem querer subestimar o leitor, se você deduziu algo durante a breve análise de cada filme é de quê: Ambos criam um grau de mentalidade para o desfecho, no caso uma espécie de Deus Ex Machina.
                Em 445 a.C. já existia essa espécie de desfecho. O Deus ex Machina nada mais é do que depois de proporcionar uma situação extrema, quase impossível de se safar, nos encontramos com tal força que resolve o problema. Essa técnica apesar de ser bem criticada para alguns, foi usada de maneira genial nos três filmes citados acima.
                Nos filmes “Clube da Luta”, “A Janela Secreta” e “Psicopata Americano” cria-se um universo individual do qual o acontecimento tenta extrapolar (em alguns casos como do Psicopata) extrapola (e de maneira grotesca; tal qual na cena do caixa eletrônico que aparece na tela “insira o gato” ou na cena em que Bateman atira em um carro e ele simplesmente explode), mas antes de prosseguir é ressaltado um acontecimento passado da qual torna completamente possível à execução de tal peripécia.
                Particularmente, gosto bastante destes filmes, tiveram a história muito bem desenvolvida e um Deus Ex Machina não parecendo corresponder, porém surpreendente.
                Aproveitando o final do texto, quero agradecer ao Raphael Fernandes (do Contraversão e editor da MAD) da qual me deu bastante dicas sobre tal assunto e caso você queira ler mais sobre “Deus Ex Machina”, confira nesse link que está muito bem explicado: http://www.nintendoblast.com.br/2011/07/deus-ex-machina-prejudicando-historias.html
 
Salvo pelo gongo (ou no caso, final Deus Ex Machina).
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário