sábado, 21 de setembro de 2013

Dogma da revolução de 13




Gravura em serigrafia que representa os protestos de 2013 e o dogma13
Pretensioso? Certamente… Duvidoso? Total….Prepare-se para a proposta de dogma13



Há pouco tempo participei de uma oficina do Ponto Mis que falava um pouco sobre o Dogma no cinema, ministrado (e muito bem!!!) pelo Sr. Leandro Watanabe.

Antes mesmo de ir ou ter conhecimento dessa oficina, já estava desenvolvendo (e agora em fase final) o meu média; “Representa Geni” (do qual pode ser conferido nessa reportagem do jornal “O Liberal”: http://www.liberal.com.br/noticia/973557F2AD9-cineclube_estacao_exibe_curta_de_americanenses onde me chamaram de “cineasta Matheus Souza” uhuu). 

Teaser pôster do "Representa Geni"


Acho sensacional o que foi e ainda é o Dogma, desde quando surgiu seu movimento (dogma95) com Lars Von Trier e o Vitenberg. 

Porém os dogmas sofrem modificações e são criadas outras versões para serem seguidas com o tempo. Eu cheguei á pesquisar se havia produções nacionais e pelo que vi havia uma, porém não achei mais informações, quissá o filme. 

O site do dogma só se encontra disponível devido ao “Arquivo da internet”, ou seja; não é possível mais mandar o seu filme para obter um certificado de seguidor do dogma, até tentei entrar em contato com a Nimbus (produtora dinamarquesa responsável) e eles responderam: 

Dear Matheus,

The Dogma95 movement no longer gives out certificates to filmmakers. The original website is now defunct, but can be accessed through the Way Back Machine on www.archive.org.

Here is a direct link: http://www.web.archive.org/web/20081111065921/http://www.dogme95.dk/menu/menuset.htm

As you can see, there used to be a way to generate certificates on the site. You are, of course, welcome to see if this function is still operable.

Best regards, Nimbus Film

Tradução porca do Google:
Caro Matheus,
O movimento Dogma95 já não certificados para os cineastas. O site original está extinta, mas pode ser acessado através da maquina do tempo  www.archive.org.
Aqui está um link direto: http://www.web.archive.org/web/20081111065921/http://www.dogme95.dk/menu/menuset.htm
Como você pode ver, não costumava ser uma forma de gerar certificados no site. Está, naturalmente, bem-vindos para ver se essa função ainda é operável.
Atenciosamente, Nimbus Film


 Novamente respondi que o gerador de certificados estava off e que estava produzindo um filme tal qual e recebi um incentivador: 

You're welcome. Best of luck!

De nada. Melhor da sorte!

Então que cheguei à conclusão de que o certificado é uma mera representação de que chamam por “autenticidade” do dogma95 e fiz o que já estava nos planos;segui com o projeto (que agora se tornou um média,com som e imagem feitos com aparelhos de qualidade).

Passando por toda essa façanha, em nome de todos da Bukkake Filmes e Universo Independente, coloco aqui os “Dogmas da revolução de 13”. São meros cinco dogmas (que visam facilitar e naturalizar a vida dos produtores de audiovisual) e da “revolução de 13” pois marca o período em que as mídias de noticiais foram invadidas por manifestos e protesto da insatisfação pública com o Brasil.

Abaixo, os dogmas: 

1- filme pode ser produzido de qualquer meio que se possa produzir um filme
2- trilha sonora somente se for acidental (e durante as gravações originais) ou durante os créditos
3- nada de nome do diretor ou roteirista
4-terminantemente proibido ter nicole kidman em seu filme
5-filme não deve ter gênero definido, deixe a função de rotular o filme para o espectador
Será que alguém vai optar por produzir um filme nessas condições? Ou será que diversos filmes já se enquadram nessas condições? Em breve “Representa Geni”!!!! 

Muito obrigado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário