sábado, 21 de setembro de 2013

Entrevista com Leyla Buk ; Arte com Surrealismo e BDSM







Leyla Buk, desenhista/pintora que faz uma arte expressiva com garotas como modelo, passando um pouco de seus pensamentos, vida e em alguns desenhos trazendo á tona a arte de fetiches como BDSM (quebrando tabu).

O surrealismo tratado nas artes de Leyla são referências clássicas á filmes (principalmente de terror, afinal ela é uma “Sra.Baiestorf”) que inclusive colaborou com a produção de Zombio 2, confira na entrevista muito bem humorada e sacana que a Leyla teve a honra de cede.

Leyla Buk… o sobrenome tem alguma relação com Charles Bukowski?
Buk de Bukkake!
Brincadeira
J
Comecei a usar Bukowski há alguns anos atrás, por causa do velho mesmo, como uma homenagem/brincadeira, daí o Buk pegou e adotei como nome artístico. É um bom nome, curto, simples, bonito e forte.

Você já participou de fanzines não? Quais?Quando e onde você começou a divulgar sua arte?
Tenho umas ilustrações em alguns fanzines. O último é o Spermental, de Alagoas, editado pelo querido Erivaldo Mattus, todo ilustrado com desenhos meus. Nunca fui fanzineira, admiro muito quem faz, apoio e contribuo sempre que surge convite e oportunidade. Mas, infelizmente ou felizmente, sou da geração internet e foi onde comecei a divulgar meus trabalhos. Eu não fazia idéia de como conduzir a coisa toda, apenas fui postando e descobrindo como a medida que tudo foi se desenrolando. A internet é uma grande aliada quando sabemos usar direito, então tento me aproveitar bem dela.

Os seus desenhos sempre tem uma concepção surrealista e até mesmo fetichista, o que leva você á se identificar com o que desenha?
O que é estranho e diferente sempre me fascinou. O belo não é tão belo se não tem um toque de aberração, de neurose e loucura. Olha só o rosto da Barbara Steele e da Maria Callas, por exemplo, considero duas das mulheres mais lindas do mundo e se olharmos bem as duas têm traços que, dependendo do ângulo, tornam-se quase monstruosas, deformadas, e eu acho isso lindo. Pra mim, isso é que forma o belo e o perfeito.  Por isso minhas garotas sempre terão esse lado que fuja um pouco do “normal”, não me agrado quando faço algo diferente disso, já fiz, mas sempre sinto que falta uma parte de mim, a parte estranha.

Leyla e Coffin Souza preparando maquiagem de um zumbi


Sua arte também apareceu em “O Doce Avanço da Faca”, não? Um dos pôsteres mais bonito da Canibal e que inclusive no meio do filme aparece uma série de quadrinhos eróticos seus, eles foram feitos especialmente para o filme? 
Sim. O Petter me mostrou o roteiro e me convidou pra desenhar os quadrinhos que apareceriam no filme, algo como uma homenagem para os catecismos de Carlos Zéfiro. Em seguida tivemos a idéia do pôster. Trabalhar com o Petter sempre foi bom porque ele é super equilibrado, me acalma, respeita minhas idéias, vontades, ritmo e sempre traz referências que acrescentam e me enriquecem muito e eu adoro os filmes da Canibal, me identifico com eles, então faço com muito prazer.

Falando em quadrinhos de sacanagem, quais que você recomenda?
Meus preferidos são os do Crepax e Shuehiro Maruo. Mas recomendo também os quadrinhos de caras como John Willie, Eric Stanton e Covacq, umas delícias com muita putaria fetichista.

Das suas inspirações cinematográficas, o que você costuma assistir?
Eu vejo de tudo, mas boa parte das coisas novas são descartáveis e o que me inspira mesmo são filmes antigos, não importa muito o gênero. Gosto de horror, de pornô, de western, drama, exploitations e morenas com rostos e atitudes marcantes J. Os filmes do Bergman me inspiram muito e me enchem de ideias, me identifico com quase 100% das coisas que ele já fez, procuro rever sempre que posso.

Uma das artes de Leyla


O sexo ainda é um tabu, mesmo na arte?
É,sim. É muito estranho que quanto mais avanços e descobertas, mais arcaicas são as atitudes do ser humano.  Há dois mil anos que o cristianismo prega o sexo como algo pecaminoso e indecente, isso não vai mudar de uma hora pra outra , principalmente com o número cada vez maior de cristãos crescendo no mundo. No século XIX, Courbet pintou o quadro “A origem do mundo”, aquele quadro com uma boceta aberta em primeiro plano, e todos que foram donos do quadro naquela época o guardou à sete chaves, escondido. Faz muito tempo, mas ainda hoje essa obra é alvo de perseguições e censuras em exposições e redes sociais, lembro de vários contatos no facebook que tiveram a conta excluída por compartilhar a imagem. Também me lembro de um episódio da exposição da Marcia X que aconteceu em 2006 e que teve peças retiradas por usar terços que formavam imagens de pênis. É muito tabu religioso e o sexo é muito temido e visto como algo feio, sim. Qualquer arte com nudez hoje é tão perseguida e evitada quanto “A origem do mundo”.  Quem divulga qualquer arte com o mínimo de erotismo que seja na internet sabe; já foi perseguido, xingado, delatado e deletado. Enfim, será que é um caminho natural, um bom sinal e que temos mais perseguidores por estarmos mais perto de acabar com esse conservadorismo besta?  Ou, pelo contrário, será que estamos retrocedendo e o outro lado é que ta ganhando cada vez mais força? Todo esse fanatismo, hipocrisia e falso moralismo me assustam muito.  Espero que as pessoas de coragem e que prezam pela liberdade de fazer o que gostam continuem lutando e fazendo.

Se o sexo em si, seja explicito ou artisticamente ainda causa nervoso para conservadores, o que dizer dos fetiches?
Fetiche é algo visto como algo antinatural, incomum. Se é diferente e vai além do que é pré-definido como  aceitável e normal é temido e evitado. Eu adoro fetiches, principalmente em filmes, na arte em geral, e quando não agride ou envolve bichos e outros seres inocentes, eu apoio. 

Você também está colaborando em Zombio II, fez as maquiagens de zumbi, designer dos personagens e até storyboards, não? Como foi? O Petter colabora com ideias para seus trabalhos?
Trabalhar no Zombio foi cansativo e estimulante. Eu não fazia idéia que se trabalhava tanto num set de filmagens. O Petter tem uma fonte inesgotável de energia quando ta filmando, é incansável. Posso dizer que é um trabalho que amo e odeio. Eu não sou muito boa de ficar em lugares com muita gente em volta, é quase uma tortura pra mim. Essa foi a parte mais difícil. Gosto de calmaria e de extrema privacidade, gosto da minha rotina e de ficar sozinha com as poucas pessoas que amo, qualquer coisa que fuja disso eu acho bem desconfortável, mas eu tenho minhas táticas de escapismo quando é preciso, J
Foi um desafio que aceitei e aceitarei sempre, porque é um trabalho intenso, vivo, a gente sente o sangue correndo nas veias (e fora delas também, ahahaha). De uma forma louca, sinto muita saudade das filmagens e não vejo a hora de participar de outras.
Em todas as coisas que já fiz pra Canibal Filmes o Petter sempre colaborou muito. É muito fácil pra gente trabalhar juntos porque temos muita afinidade, conversamos muito, trocamos referências e as idéias batem na maioria das vezes. Tentamos sempre respeitar as idéias, vontades e os momentos um do outro, assim ninguém viola ninguém.

Leyla na produção de Zombio II


Que Petter é um símbolo do cinema independente, todos sabemos e que está constantemente produzindo filmes, porém você pretende atuar frente às câmeras ou só na produção mesmo?
Na frente das câmeras só pra foto e vídeo caseiro, acho, rsrs.

A moda, o que você acha da moda atual, as tendências?
Eu não me ligo muito. Meu trabalho me dá a liberdade de poder ser eu mesma e me vestir da forma que eu quiser. Eu gosto de preto, camisas customizadas por mim mesma, meia-calças e salto alto. Talvez o sapato é  a única peça que eu me ligo mais sobre o que tem de novo ou não, gosto muito de sapatos, mas tem que ter a ver comigo e meu estilo. Fora isso, não faço ideia do que ta na moda ou do que é tendência.

Para encerrar, quer deixar algum recado, link para quem quiser conhecer mais do seu trabalhou (e até comprar)!?
Obrigada pelo espaço e um beijo pra todos que acompanham meus trabalhos. Vocês podem ver mais novidades pelo site www.leylabuk.com, facebook https://www.facebook.com/LeylaBukArt e o blog que mantenho com o Petter e postamos sobre cultura underground e tudo o que nos interessa www.canibukwordpress.com

Canibal Girl Ljana - acesse o site e compre uma arte original da Leyla!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário